segunda-feira, 25 de abril de 2011

Moda sustentável

O que acontece quando moda e química andam juntas?? Com certeza muita coisa, mas a mais interessante dos últimos tempos, sem dúvida, é a Catalytic Clothing. Esse projeto, que caracteriza o começo de um longo trabalho entre a University of Shepffield, University of Ulster e London College of Fashion, alinha os dois ramos e tem um objetivo MUITO legal: limpar (ou pelo menos tentar limpar) o ar que respiramos!!!!!!

O tecido, que recebeu o nome de Herself, conta com o emprego de nanotecnologias em sua fabriação e é capaz de quebrar os poluentes do ar com o auxílio de fotocatalizadores. O processo é simples: a luz que atinge o catalizador reorganiza os elétrons presentes no tecido, deixando-os mais reativos. Esses elétrons, então, tornam-se capazes de reagir com a água do ar partindo-a em dois radicais que, na sequência, reagem com os poluentes decompondo-os em produtos químicos não nocivos (ufa!!).

Vestido feito de Herself

Os idealizadores do projeto são Helen Storey, designer, Tony Ryan, químico. A dupla sustentável ainda conta com outros projetos em seu portifólio como garrafas solúveis, purificadores de água, sapatos tecnológicos e os vestidos solúveis. Abordando questões sociais e ambientais, visto que o descarte de materiais é um problema imenso, os vestidos são feitos com materiais naturais e se dissolvem quando entram em contato com a água. 

Os corantes presentes no tecido originam cores e formas padronizadas quando entram em contato com a água

Nenhum comentário:

Postar um comentário